Blog

10 dicas para fazer a mala de viagem perfeita

Eu sempre tento trazer para cá alguma coisa diferente da chuva de lookinhos de sempre. Ao mesmo tempo, nós prezamos muito por trazer assuntos que tenham um toque de experiência própria por trás. E é por isso que hoje vou te dar 10 dicas para fazer a mala de viagem per-fei-ta.

Essa semana eu começo uma viagem de 20 dias pela Europa, envolvendo destinos quentes e outros bem frios e com apenas 1 terço de mala como espaço para levar tudo que eu gostaria.

Com os obstáculos listados mas ainda na busca pela montagem da mala de viagem perfeita eu fui atrás de algumas dicas para me ajudar nessa tarefa. Como elas se provaram realmente úteis para mim, achei que elas poderiam ajudar outras pessoas no processo de construção de mala de viagem também.

Se você vai viajar por agora, ou mesmo ainda está só planejando, abre o bloco de notas do seu celular e comece a anotar:

10 dicas para você fazer a mala de viagem perfeita:

1. Faça um checklist de tudo que você precisa ter na sua mala

Basicamente: planeje-se! Considere o(s) destino(s) que você vai, a sua temperatura e os passeios que pretende fazer. A partir disso, crie uma lista com os itens que pretende levar antes de pensar em tirá-los do armário.

Uma sugestão é separar a lista por tipos de peças, como calças, saias, blusas e etc. Com isso você visualiza se não está pensando em levar partes de baixo demais ou exagerando nos vestidos, por exemplo.

Para quem usa IPhone, a dica é criar uma lista com checklist de seleção no próprio bloco de notas. Assim, depois de selecionar e bater o martelo em todas as peças, você vai dando um check a cada peça que já foi para mala e evita esquecer alguma coisa.

Checklist feita pela autora
Essa é a checklist que utilizei para a minha próxima viagem

2. Prefira cores neutras

Ainda sobre quando estiver planejando, a dica aqui é dar preferência para cores neutras, tanto nas roupas quanto nos sapatos e bolsas, para que as peças combinem mais facilmente umas com as outras.

Além das cores, peças de tecidos que não amassam também devem ser prioridade, por motivos óbvios (ninguém quer passar roupa em viagem, né?). Mas caso você queira muito levar uma camisa ou uma saia de algodão ou qualquer peça que corre o risco de chegar no destino bem amassada, a dica é colocar essas peças na mala por último, por cima de tudo, assim o risco de marcas e amassados é reduzido.

3. Comece pelos sapatos

Pode parecer estranho, mas essa é uma dica que encontrei no perfil da @paulasalvador e quando apliquei montando a minha mala acabou fazendo sentido. O ponto é que o sapato deve ser confortável e adequado para os passeios e ocasiões que o destino escolhido vai te colocar. Talvez você precise de um tênis de caminhada, ou uma bota quente apropriada para neve, ou um salto para um evento a noite e para evitar levar sapatos demais, que acabam pesando e ocupando bastante espaço na mala, pense neles primeiro.

Com os sapatos apropriados para tudo que você pretende fazer na viagem escolhidos você vai escolhendo o restante das peças que mais combinam com eles. O restante do look gira em torno dos sapatos disponíveis e não o contrário, evitando que no final da montagem da mala você adicione sapatos demais.

4. Depois dos sapatos, vá para peça que você tem menos opções no guarda-roupa

Pode não ser a peça que você tem necessariamente menos, mas aquela que você tem as suas favoritas e já sabe mais ou menos quais quer levar. No meu caso, eu comecei com as calças. Eu tenho menos opções delas no armário do que as partes de cima e sabia que na hora de usar durante a viagem daria preferência para elas em relação a saias e shorts.

Com as calças selecionadas, separei mais 2 partes de baixo para complementar a mala (já que no meu caso é uma viagem longa e com destinos quentes e frios, peguei mais uma saia midi e uma saia curta) e comecei a pensar quais blusas ficariam bem com cada peça, de forma que uma mesma blusa pudesse ser usada com mais de uma parte de baixo – assim, eu adequo o look na hora, de acordo com a temperatura do dia.

5. Escolha peças únicas que possam ser adaptadas

Com blusas, calças e saias separadas, fui para as peças únicas. O importante aqui é selecionar vestidos ou macacões que possam ser adaptados com outras peças que você já está levando. No meu caso eu optei por levar um vestido preto (cor neutra) midi, que usando sozinho com uma jaqueta pode ser algo para usar a noite, mas se eu colocar com uma blusa de manga longa por baixo com um tênis vira uma combinação para o dia a dia.

6. Liste os looks que pretende usar com as peças que separou

Essa dica pode parecer trabalhosa, mas ela pode salvar o dia na viagem e é ótima para quem quer cortar itens da mala. Com sapatos, calças, blusas, vestidos e casacos escolhidos, escreva e liste as combinações que pode fazer com essas peças.

Eu fiz isso também no próprio bloco de notas do celular. Como a minha viagem conta com (praticamente) duas estações, eu comecei separando por dias quentes e frios, mencionando quantos dias em cada temperatura dominante terei em cada um.

Depois disso, comecei a pensar e escrever:

  • Mom jeans + manga longa básica branca + jaqueta de couro + all star
  • Skinny cintura alta preta + camiseta + blazer xadrez + tênis branco
  • Saia midi + manga longa básica preta + jaqueta de couro + tênis preto

Parece demorado, mas ao longo que você vai escrevendo mais ideias de looks vão aparecendo e a lista flui rápido. Mas qual a eficiência dela? Com os looks montados você consegue ver quais itens apareceram muito pouco e podem ser descartados. Sejam peças de roupas ou sapatos. Você também consegue ver peças que estejam aparecendo muito e talvez você precise substituir algo por mais alguma coisa no mesmo estilo para conseguir fazer a mala render.

Além disso, durante a viagem a lista também pode ser útil para momentos de ‘NÃO TENHO ROUPA’, basta você acessá-la e lembrar de algum lookinho legal que você não tinha pensado.

Aqui vale uma observação importante: não leve nada sem provar! Se você já usou um look antes, ótimo. Mas se você pensou nele na hora que está montando a mala de viagem, prove antes. Nem sempre o que dá certo na nossa cabeça funciona na vida real.

7. Preste atenção na ordem das peças na mala

Com tudo separado, é hora de começar a colocar tudo na sua mala de viagem, certo? Vamos com calma parça. Separe o pijama e a primeira muda de roupa que pretende usar para colocar por último (ou junto das peças com tecidos que amassam). Isso evita que você tenha que desmontar toda a mala quando chegar cansada ao destino.

8. Precisamos falar sobre a sua necessaire

Essa é uma dica que também encontrei agora e comecei a fazer nessa viagem. Sabe aquela bolsinha de produtos de beleza que acaba ficando uma bolsona quadrada de tanta coisa? Separe em pequenas bolsinhas. Ao invés de levar uma única frasqueira grande, leve 3 menores, por exemplo.

Separe os itens de acordo com o objetivo de cada um, maquiagem do dia a dia, cuidados com a bele e produtos de cabelo, por exemplo. Colocando os produtos em bolsinhas menores eles se tornam mais fáceis de guardar na mala e ocupam menos espaço, já que você pode encaixar em pontos estratégicos como vãos ou dentro dos sapatos.

9. Uma chapinha pode ser a sua melhor amiga

Já falamos sobre roupas com tecidos que amassam e como evitar esse problema. Mas tem mais uma coisa que você pode fazer: leve sempre uma chapinha e um cabide descartável (aqueles fininhos de lavanderia).

Com um cabide você pode pendurar uma peça amassada no banheiro enquanto toma banho e vapor vai cuidar de desamassar a roupa.

Caso você esteja com pressa e sem banhos programados para aquele momento, coloque a peça no cabide e passe com a chapinha! Nem todos os hotéis tem ferro de passar e carregar um com você seria muito mais trabalhoso.

10. Faça um estojo de cabos e objetos eletrônicos

Por último mas não menos importante, a dica é exatamente essa do título e pode ser óbvia para alguns, mas não tão óbvia para outros.

De qualquer forma, se você já sabia ou não: separe um estojo, uma capinha de óculos, uma bolsinha e coloque tudo cabos e objetos eletrônicos que você vai precisar ali. Assim evita de você perder durante a viagem ou mesmo no meio da mala.

Dica extra

Durante a minha caçada por boas dicas encontrei essa imagem com uma sugestão de como dobrar cada tipo de peça e achei útil:

Passo a passo sobre como dobrar cada tipo de epça de roupa

Tem alguma dica genial sobre como montar a mala de viagem perfeita? Comenta aqui ou no nosso instagram @nao.tenhoroupa! Eu já estou com as malas prontas, mas a Paula viaja na próxima semana e tenho certeza que ela (e mais um monte de gente entre chegadas e partidas) vai adorar saber.

Tudo que disse aqui foi útil para mim e agora espero que seja útil para você. Boa viagem!

Obs: já viu o post da semana passada sobre saia midi? Toda a terça-feira tem post novo no nosso blog, para ver os últimos é só clicar aqui.

Gostou desse conteúdo?

Então você vai gostar da nossa newsletter!

Uma carta digital quinzenal, cheia de desabafos pessoais, mas também muita indicação de coisa boa e links legais!

Lojinhas para acompanhar

Olá terráquea, trago notícias inéditas. Pela primeira vez na história deste blog um post será sucinto, resumido e objetivo. Vocês nos pediram (algumas vezes já

Ler post completo »

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress