Blog

Como identificar apropriação cultural na moda?

Não existe um manual com regras claras para quando a apreciação passa a ser apropriação. Mas tem algumas coisas que você pode começar a fazer agora.

First things first

O que é apropriação cultural? É quando uma cultura minoritária, ou de alguma forma subordinada é apropriada por uma cultura dominante e perde ou altera seu significado original.

E por que é ela um problema?

Porque ela intensifica o desequilíbrio social que ainda existe entre grupos que estão no poder e os que, ao longo da história foram marginalizados. (Não custa lembrar)

Dito isso, o que podemos fazer para evitar cruzar a linha da apreciação para a apropriação?

1. Entenda o que você está consumindo

Se optar por utilizar algo de outra cultura, pesquise e saiba o significado original daquilo. É o mínimo sinal de respeito que você pode dar para quem os pertence.

2. Não monetize o que não te pertence

A menos que a renda seja destinada para o grupo cultural de origem, não torne uma fonte de renda algo que não é seu.

Esse é o primeiro de vários motivos pelo qual a apropriação cultural precisa ser pensada e conversada, mas acho que não preciso explicar muito o porquê.

3. Fortaleça suas origens

Ninguém tá aqui pra dizer para pararmos de consumir outras culturas, mas se for fazer isso lembre-se de ir direto na fonte. Provavelmente não vai fazer diferença para você, mas vai fazer toda a diferença para as comunidades minoritárias.

4. O assunto tem muito pano para a manga. Mas precisa ser discutido.

É complexo, delicado, pode ser relativo e tem várias camadas. Mas evitá-lo não vai ajudar em nada. Começar a pesquisar e conversar sobre isso é o primeiro passo. E é necessário.

Qual é a sua opinião sobre o assunto?

Gostou desse conteúdo?

Então você vai gostar da nossa newsletter!

Uma carta digital quinzenal, cheia de desabafos pessoais, mas também muita indicação de coisa boa e links legais!

Lojinhas para acompanhar

Olá terráquea, trago notícias inéditas. Pela primeira vez na história deste blog um post será sucinto, resumido e objetivo. Vocês nos pediram (algumas vezes já

Ler post completo »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress