Blog

Como descobrir o que você realmente precisa comprar – e evitar arrependimentos – em 5 passos

Atire a primeira pedra quem NUNCA se arrependeu de uma compra. Aqui estamos falando apenas de compras de roupas, sapatos e acessórios. Mas eu tenho certeza que nenhuma pedra será atirada, porque todo mundo já sentiu, pelo menos uma vez, o peso na consciência moral do arrependimento pelo dinheiro perdido.

Os motivos pelo arrependimento podem ser vários:

  • Comprou por impulsividade e depois viu que nem gostou tanto assim;
  • Comprou e depois não conseguiu combinar com o restante do guarda-roupa;
  • Comprou achando que iria usar muito e acabou usando pouquíssimo;
  • E por aí vai…

Eu já passei por essa situação algumas vezes, porém recentemente descobri uma prática que me ajudou a evitar esse erro e assim, parar de gastar dinheiro com as coisas erradas.

Como dica boa é dica compartilhada, criamos um passo a passo, simples e direto, sobre como descobrir se você realmente precisa comprar tal peça:

Então, vamos lá!

Passo 1: Crie uma conta no Pinterest

Se você  ainda não tem uma conta no Pinterest, faça uma agora mesmo (e já aproveita e segue a gente lá também). É simples e rápido, vai levar 2 minutos e eu garanto que vai valer a pena.

Passo 2: Crie uma pasta chamada “Como quero me vestir no outono/inverno 2019”

Com a conta configurada, crie uma pasta com o título COMO QUERO ME VESTIR NO OUTONO INVERNO 2019. A pasta vai ser essencial para salvar a sua vida na hora de decidir se você deve ou não comprar aquela bota maravilhosa que você vem desejando há tempos.

E ah, é importante filtrar a pasta por estação! Só assim você vai conseguir visualizar o que precisa para a estação mais próxima e o que pode deixar para adquirir mais para frente.

Como estamos no outono, minha sugestão foi criar uma dedicada ao outono e inverno desse ano, mas se você já está se focando no verão, já pode ir direto para a pastinha “como quero me vestir na primeira/verão de 2019”!

Passo 3: Faça uma pesquisa de looks e salve tudo na sua pastinha

Pesquise, na própria barra de pesquisa do Pinterest, por looks de outono e inverno que tem a sua cara e que você gostaria de muito de ter no seu guarda-roupa. Você pode pesquisar por palavras-chaves, separando por peças que você gosta e já tem ou está querendo muito como:

  • Pantacourt;
  • Blazer xadrez;
  • Vestido midi.

Ou pesquisar looks através de palavras mais abrangentes, como:

  • Fall outfits;
  • Winter casual outfits;
  • Work outfits.

O método fica a sua escolha, o importante é encontrar os looks que você ama e que tem a sua cara e o seu estilo (ou o estilo que você quer começar a ter a partir de agora).

Encontrou um lookinho? Salva ele direto para a pasta “Como quero me vestir no outono/inverno 2019”! Em pouco tempo, sua pasta vai estar recheada de inspirações feitas especialmente para você. Olha como tá a minha hoje:

Imagens diretamente da minha pastinha pessoal hehe

Passo 4: Analise a sua pasta

Depois de dedicar um tempinho montando uma pasta perfeita, é hora de ter uma “visão macro”. Essa é a grande vantagem de montar uma pasta como essas. Com os looks salvos todos em um único lugar e filtrados por estação, você consegue visualizar de forma ampla o que seria o seu guarda-roupa ideal e tirar algumas conclusões importantes para a sua próxima compra:

  • Quais peças mais apareceram?
  • Quais peças você já tem?
  • Quais peças você não tem?

Com essas informações, fica muito mais fácil montar uma wishlist otimizada, com peças que você realmente precisa e que vão fazer muita diferença no seu guarda-roupa e consequentemente reduzir a sensação de NÃO TENHO ROUPA na hora de escolher o que vestir.

Passo 5: Monte a sua wishlist ideal

Agora monte uma listinha com as peças que mais apareceram e que você não tem. Elenque as peças por prioridade, seja porque você acha que precisa mais no momento ou porque é a que mais apareceu. E quando for as compras, STICK TO THE LIST!

Tenha sempre a lista em mãos – ou seja, no bloco de notas do celular – e se mantenha firme e fiel a lista. Assim, você irá comprar apenas o que você realmente precisa e o que realmente vai usar.

Fim! Simples, rápido e prático.

Eu criei minha pasta no mês passado e foi bastante útil para mim. Agora espero que seja eficiente para você também. 🙂

Com uma pasta como essa, também fica mais fácil de você visualizar o seu próprio estilo e se conhecer melhor. Aprender mais sobre o que gosta e o que não gosta e especialmente, o que você se imagina usando e o que acredita que não é para você. Muita gente tem dúvidas sobre como encontrar um estilo e essa também é uma boa tática.

Dica extra:

Já montou a sua lista está indo as compras? Saiba escolher o que comprar! Saber fazer a escolha certa, entre as opções da peça que você deseja comprar, também influencia muito em tornar a aquisição um futuro arrependimento ou não.

Mas como assim? Exemplo: você está procurando uma bota nova e usa muito botas pretas. Você encontrou um modelo que amou e ele tem nas cores preta, animal print e branca. Vá na preta! Não invista em uma bota branca apenas porque não quer comprar mais uma preta. Por mais que você já tenha outras na mesma cor, é ela que você vai optar na hora de escolher o que vestir.

Não estou dizendo para você comprar tudo igual e não ter peças diferentes no guarda-roupa, longe disso. Mas saiba diferenciar comprando algo que você realmente vai usar.

Gostou das dicas ou testou elas com o seu armário? Conta para gente se funcionou para você também lá no nosso Instagram! E se você tem mais dicas sobre como evitar arrependimentos, compartilha com a gente! Vamos adorar reunir o máximo de dicas úteis para compartilhar com o mundo, especialmente essas que envolvem moda e consumo consciente. Afinal, estamos aqui para isso.

Gostou desse conteúdo?

Então você vai gostar da nossa newsletter!

Uma carta digital quinzenal, cheia de desabafos pessoais, mas também muita indicação de coisa boa e links legais!

Lojinhas para acompanhar

Olá terráquea, trago notícias inéditas. Pela primeira vez na história deste blog um post será sucinto, resumido e objetivo. Vocês nos pediram (algumas vezes já

Ler post completo »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress