Blog

3 dicas para se organizar no dia a dia

Nem só de look perfeito e skincare em dia se fazem mulheres incríveis. É por isso que o post de hoje vai ser um pouquinho diferente do que você está acostumada a ver por aqui e também faz parte de uma outra leva de assuntos que queremos abordar mais: qualquer tema que não seja apenas lookinhos e beleza. Porque como você já sabe, nem só desses 2 tópicos se fazem mulheres incríveis.

Para começar as postagens com assuntos diversos, hoje vamos falar como se tornar a rainha da agenda organizada. Até porque, em tempos de home office forçado, quem sabe essas dicas podem te ajudar a sair da quarentena uma nova mulher com o dia a dia organizado.

Começaremos com uma info importante: eu nunca fui referência em organização, muito pelo contrário. Meu quarto sempre foi bagunçado, minha cama, meu armário, minha escrivaninha. Ai vem o plot twist (por essa a minha mãe jamais esperava). Surpreendentemente, eu sempre fui extremamente organizada no trabalho. 

Por isso, se assim como eu você também já foi julgada bagunceira por algum motivo, calma, não é porque 1 item da sua vida é um pouco mais bagunçado que os outros também serão. O seu guarda-roupa pode ter roupas desdobradas enquanto a sua cozinha tem todos os armários etiquetados e nenhuma louça fora do lugar.

Agora vamos a parte prática. Comece sabendo que essas dicas não são exclusivas a quem trabalha em empresa ou a quem trabalha sozinha em casa. Eu vou contar aqui o que eu faço (ou já fiz) e que foram aplicados nesses dois tipos de ambiente, porque já passei pelas duas situações.

Comece a segunda-feira organizando uma lista de prioridades da semana

Você pode fazê-la no papel mesmo ou no bloco de notas do seu celular. O importante é você colocar a data no título e inserir todas as atividades profissionais que precisam ser feitas naquela semana. Terminando as atividades profissionais, insira também as pessoais, como uma consulta ao médico, boletos a pagar, ida ao mercado e etc.

Com a lista feita, passe as atividades para o app do Google Agenda

Eu digo app porque faço direto do celular mesmo, sem estresse de “ah mas preciso estar com o computador pra fazer isso”. Não, você pode montar a agenda toda enquanto toma um cafezinho e assiste Ana maria.

Porque usar o Google Agenda e não uma agenda normal? Perdão aos amantes de papelaria, mas dessa vez eu fico com a tecnologia. Usando a agenda digital você consegue saber direitinho quanto tempo leva para cada atividade. Assim evita colocar um monte de coisas para dia X, não dar conta de tudo e depois se frustrar achando que “não fez nada”. No começo vão ter tarefas que você tem certeza que resolve em 1h e na verdade leva 3h. Tudo bem, na próxima semana você já sabe disso, graças ao Google Agenda.

Outra vantagem da agenda digital: imprevistos acontecem e quando eles surgirem basta você abrir seu app e realocar as atividades. Em 1 minuto você já sabe se vai precisar cortar tarefas para dar conta dos imprevistos ou não, quando vai poder resolvê-los e quais dias estão mais apertados e quais estão mais tranquilos.

Outro ponto para a Google Agenda: você está sempre com ela porque você está sempre com o seu celular. É fácil de usar e ela ainda notifica quando uma tarefa nova deve ser iniciada. Eu coloco as notificações para 30 minutos antes da próxima atividade, assim eu sei que tenho mais 30min para o que estou fazendo e o que devo fazer em seguida.

Para quem está começando nessa vida organizada eu sugiro inserir na agenda digital TUDO que você fará no seu dia. Horário de almoço, jantar, banho, série antes de dormir, leitura de um livro e por aí vai. Isso ajuda a ganhar disciplina nesse começo e a você também se dar horários de lazer, que são tão importantes quanto trabalho.

Lembra das atividades pessoais inseridas na lista de prioridades? Elas também entram aqui e spoiler alert: colocar meia horinha para pagar boletos ou responder aquela penca de mensagens pendentes no WhatsApp te faz parar de esquecê-las e só lembrá-las quando você está deitada na cama tentando dormir. Quando eu digo liste tudo que você precisa fazer e insira tudo na agenda, é tudo meixmo.

Parece muito trabalho, mas é muito mais rápido e fácil do que parece e eu juro que depois de algumas semanas você vai me agradecer.

Para quem trabalha em equipe e tem projetos com atividades que envolvem mais de 2 pessoas: use o excel!

Essa dica resolvia a minha vida corporativa e por isso sempre recomendo para quem tem múltiplos projetos rodando com mais pessoas e precisa saber o que está acontecendo e o que não está acontecendo em cada um deles.

Faça uma planilha compartilhada e insira uma coluna com todas as atividades, dividia por projetos, e em seguida colunas com: nome do responsável por aquela atividade, tempo de duração e andamento (concluída, em andamento, aguardando terceiros, pausada ou cancelada).

Não encontrei minhas plantinhas antigas para mostrar aqui mas fiz essa rapidinha para ilustrar! Como eu disse, você pode adaptar (e melhorá-la) de acordo com as necessidades do seu time e jobs 🙂

E claro, adapte as colunas ao que for melhor pro seu tipo de trabalho e projeto. O objetivo da planilha é gerar uma visão macro dos projetos e evitar que atividades sejam perdidas, paradas ou que mais de uma pessoa esteja fazendo a mesma coisa.

E encerramos a bíblia da semana por aqui! Se você já conhecia essas dicas simples mas que mudam vidas, desculpa não ter trazido algo novo, espero ser mais útil na semana que vem e fica aqui o link do post de séries da semana passada que pode ser mais interessante 😬.

Se você ainda não conhecia essas dicas, espero ter ajudado! E te espero nas próximas semanas com a frase MEU DEUS VOCÊ MUDOU A MINHA VIDA OBRIGADA LINDA 😌

E se você tem dicas boas de agenda e organização de dia a dia comenta nesse link aqui, vulgo nosso último post do insta, porque queremos saber agora mesmo.

Beijos, perdão pelo textão e até terça que vem.

Gostou desse conteúdo?

Então você vai gostar da nossa newsletter!

Uma carta digital quinzenal, cheia de desabafos pessoais, mas também muita indicação de coisa boa e links legais!

Lojinhas para acompanhar

Olá terráquea, trago notícias inéditas. Pela primeira vez na história deste blog um post será sucinto, resumido e objetivo. Vocês nos pediram (algumas vezes já

Ler post completo »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress