Blog

Precisamos falar sobre newsletter e eu vou te falar o porquê

Você assina alguma newsletter? Pera, primeiro entenda que eu não estou falando daqueles 37 emails iguais que alguma marca te manda todos os dias tentando vender algum produto que não tem nada a ver com você.

Também não estou falando daquele email de aniversário que você recebe com cupom de desconto de todas as lojas que você já comprou online na vida e nem do email mensal da Netflix mostrando quais filmes velhos entraram no catálogo deles esse mês.

Tá. Então, do que estamos falando quando pergunto se você assina alguma newsletter? Estamos falando de uma carta, diária ou semanal ou mensal, que você recebe com informações sobre determinado assunto. Mas, veja bem, informações que você escolheu receber e sabe que vai receber, todo dia X. Uma carta que vem de uma pessoa, como você, diretamente para você, via e-mail.

Sim é um e-mail. Mais um e-mail.

Como assim mais um email para eu responder ou deletar na minha caixa de entrada pode ser algo legal e, mais do que isso, algo que eu deseje e espere ansiosamente receber todas as semanas? Impossível.

Há um ano eu também diria isso. Até que fui convertida ao mundo das news e estou aqui para te converter também. E caso você já tenho sido convertida e sabe do que eu estou falando, por favor, me indique suas newsletters favoritas lá no nosso instagram que vou adorar novas boas cartinhas na minha caixa de e-mails.

E se você ainda não foi convertida e está achando toda essa conversa muito estranha, chata e coisa de velho deixa primeiro eu te mostrar as newsletters que eu ando lendo ultimamente antes de você formar uma opinião, ok?

3 newsletters que me convenceram que newsletters são algo muito legal de acompanhar:

Bits to brands

Nessa newsletter a Beatriz compartilha, semanalmente, relatos, notícias e reflexões sobre tendências de tecnologia e comportamento de marcas ao redor do mundo. E por que eu gosto de acompanhar esse e-mail enviado por uma suposta estranha do que ler algum portal de notícia?

Porque: 1. ela faz a curadoria de informações pra mim e me poupa um bom tempo e 2. porque ela não envia apenas notícias, ela também envia relatos e reflexões sobre os assuntos. É como se ela conversasse comigo sobre determinada notícia daquela semana e me desse o ponto de vista dela e essa parte acaba sendo mais preciosa do que a notícia em si, porque ela acaba virando uma amiga virtual que me conta várias coisas legais. Ou que pelo menos, ela e eu (ah e os outros milhares de assinantes) achamos legal.

Se você gosta de marketing, branding, tecnologia ou qualquer coisa desse ecossistema que parece cool mas não é (é tudo marketing) eu super indico a newsletter da Bia (íntimas) para você se manter atualizada e descobrir o que as empresas andam fazendo de interessante por aí.

The Brief

Essa é famosa e se você já faz parte do clubinho das news provavelmente já conhece, mas devo indicar para os iniciantes. Aqui eles enviam um e-mail diário com um compilado de notícias do mundo startupeiro e seus bilhões de dólares.

É uma newsletter mais longa e eu nem sempre dou conta de acompanhar, mas eles são bem dinâmicos e mais ainda bem informados, o que faz com que te contem histórias de tretas empresariais com detalhes e referências que qualquer um, mesmo fora do meio startupeiro, vá entender do que se trata.

Se você quer saber como está o mercado mas não tem saco para ler 32 artigos monótonos da Exame por semana, eu recomendo que assine o The Brief e leia quando puder. Isso já vai te dar uma boa noção do qual a startup do momento, em que pé anda a dominação mundial da Amazon e qual nova violação de privacidade o Facebook cometeu na última semana.

Penelinha

Chegou a fã da Rita Lobo. Pois é, aspirantes a cozinheiros também tem seu espaço no mundo das newsletter e quem abre esse caminho é a ela mesmo, a famosa Ritinha. Toda quinta-feira a própria Rita me envia um e-mail com um compilado de sugestões de refeições, com dicas de preparo, armazenamento ou falando um pouco mais do alimento ou ainda contando histórias pessoais dela envolvendo as tais receitas. Aqui rola mais uma vez informação + ponto de vista da pessoa que fala comigo via carta todas as semanas.

Para quem também está se aventurando cada vez mais na cozinha, pode assinar a news do Panelinha que pode servir de mais um incentivo e apoio culinário.

Você ainda pode estar pensando que newsletter parece meio chato, mas espero que eu tenha, pelo menos, te deixado um pouco curiosa sobre esse mundo estranho onde a parte mais importante do conteúdo são os textos e ele não dura apenas 24h.

Não é só um e-mail. Muito menos mais um e-mail.

Minha dica: dá uma chance pra elas. A newsletter pode se tornar aquela calça jeans que você jurava que não ficava boa em você e hoje você não tira do corpo.

Um spoiler: e se a gente fizesse uma news da Não Tenho Roupa? Com reflexões semanais de 2 amigas tentando tirar uma empresa do papel no meio de uma pandemia, com tentativas de se vestir melhor sem gastar um rim em compras e com os melhores links da semana para se manter informada, entretida e com o posto de rainha dos links no grupos de whats das amigas? E se?

Gostou desse conteúdo?

Então você vai gostar da nossa newsletter!

Uma carta digital quinzenal, cheia de desabafos pessoais, mas também muita indicação de coisa boa e links legais!

Lojinhas para acompanhar

Olá terráquea, trago notícias inéditas. Pela primeira vez na história deste blog um post será sucinto, resumido e objetivo. Vocês nos pediram (algumas vezes já

Ler post completo »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress