Blog

Por que usar Dolce&Gabbana é tão problemático?

Dolce & Gabbana é uma marca italiana criada pelos estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana na década de 80, que ainda estão no poder da grife e vivem em meio de polêmicas & problemas desde os anos 2000.

Mais quais são esses problemas?

Vamos a aula:

A marca sempre foi conhecida por ter nas passarelas modelos padronizadas que precisavam ter as medidas x (preciso dizer magérrima?) e apenas mulheres brancas eram selecionadas, mas até ai não era nada que nenhuma outra marca fizesse na década de 90.

Enquanto as marcas foram evoluindo quanto a isso (mesmo que em passo de lesma), a Dolce Gabbana se recusava a aceitar a mudança. A grife simplesmente dizia que esse era o padrão deles e que não iriam mudar. E esse foi o início do fim…

Em 2013

A marca apareceu nas passarelas pela primeira vez com itens racistas e em 2016 repetiu o erro lançando uma “Sandália de Escravo”.

Em 2013 e 2014

Posteriormente ao episódio da sandália, eles foram acusada de sonegação de impostos e fraude fiscal, os estilistas foram condenados a 18 meses de prisão e multas milionárias.

Em 2015

Os dois estilistas falaram em alto e bom tom em uma entrevista que a única família é a “família tradicional” e que filhos de inseminação artificial eram filhos químicos e sintéticos.

Entre 2017 e 2020

Melania Trump primeira dama dos EUA, adorava desfilar por ai de Dolce Gabba. Por que será?

Em 2018

O Stefano teve a audácia de comentar em uma foto do Instagram da Selena Gomez chamando-a de feia.

Ainda em 2018…

Então, chegamos no fatidico momento em que a marca decidiu fazer um desfile em Xangai e produziu um comercial para divulgar o evento.

Era uma série de três vídeos mostrando uma mulher chinesa tentando comer pizza e espaguete utilizando hashis, com uma voz masculina dando instruções e claramente caçoando da mulher ao fundo. Racista, xenofóbica, ofensiva e estereotipada.

O comercial foi deletado e eles até tentaram fingir que nada tinha acontecido, até que veio o @dietprada e divulgou tudo sem dó nem piedade.

Além do comercial, a série de mensagens racistas do Stefano chamando a China de, entre outras coisas “máfia ignorante e fedida”, negando o racismo explicito e dizendo que ele mesmo jamais o teria apagado. Então eles fizeram o de sempre: gravaram um vídeo pedindo desculpas pois “quem me conhece sabe!”.

Em 2022:

Ainda assim, famosos escolhem usar itens dos estilistas em seus eventos, mesmo com tantas outras opções na mão, sendo muitas dessas marcas que sofrem para conseguir um espaço na mídia justamente por preconceitos que Stefano e Domenico propagam sem a menor sombra de culpa e arrependimento.

Assim, apesar das tentativa de se reinventar nos últimos anos, trazendo um pouco mais de diversidade para as suas campanhas, divulgando doações a instituições que apoiam minorias e basicamente mantendo seus donos de boca fechada, devemos nos perguntar essas ações são o suficiente.

Gostou desse conteúdo?

Então você vai gostar da nossa newsletter!

Uma carta digital quinzenal, cheia de desabafos pessoais, mas também muita indicação de coisa boa e links legais!

Lojinhas para acompanhar

Olá terráquea, trago notícias inéditas. Pela primeira vez na história deste blog um post será sucinto, resumido e objetivo. Vocês nos pediram (algumas vezes já

Ler post completo »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress